Minhas considerações do que julgo bréga ou chique no mundo das artes manuais!

Montei este blog para mostrar de verdade o que eu acho, ou mehor "julgo" ser brega ou chic, no mundo dos trabalhos manuais a que pertenço, que são o Tricot e Crochet a mão.

Sempre me perguntam se acho este ou aquele fio bonito, este ou aquele modelo adequado ou na moda, e muitas vezes não me sinto a vontade em responder o que realmente penso a respeito, então, aqui vou ter esta liberdade de me expressar sem ferir a ninguém, pois o que mais aprecio e acho importante em um trabalho executado a mão, independente do fio usado, cor, estilo ou modelo, é sem dúvida o TRABALHO MANUAL DA ARTISTA ARTESÃ.

Você pode estar pensando.....

- Mas quem é essa Marisa para achar tão importante expressar tal opinião?

E eu respondo que, não sou ninguém importante para você, mas certamente o sou para quem quer minha opinião!

Se você também quiser se manifestar sobre este assunto, fique a vontade para o fazer.

Bem vindos!


Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Resposta Para Brega


Renatinha, você me perguntou o que eu acho o máximo do brega ehehehe gostei da sua pergunta.

Para mim, eu acho que tudo tem seu tempo, por exemplo essa golinha ao lado, já foi o tempo dela, já está batida, virou comum demais assim como o ponto abacaxi na peça, esse modelo realmente não tem mais espaço pra ele e para eu é brega muito brega, já se fosse no tricot ele seria para mim chic mas decididamente sem esse ponto abacaxi mesmo no tricot.

Na decoração de casa, também no meu conceito, não tem nada mais brega do que jogo de banheiro (esse ganha de todos), capa de liquidificador, capa de batedeira, capa de butijão de gás e se for tudo combinando então, minha nossa, é duro de ver!

O crochet é muito perigoso, sempre achei, por isso tento tomar o máximo de cuidado nos fios utilizados, nas cores, e principalmente nos modelos executados, porque para eu, tudo que é muito normal e previsível, é brega.

Se quiser nos enviar sua opinião a respeito, esteja a vontade.


sábado, 24 de julho de 2010

Uso Adequado Fio Geniale

Amei a maneira como a artesã Patricia Seibit (patricia.silvaseibt@gmail.com) usou o fio Geniale, não gosto de peças feitas exclusivamente com ele, parecem uniforme, todo mundo fica igual, todos teem o mesmo cachecol.

As combinações de cores desse fio, embora harmonicas eu acho que são perigosas, e a Patricia soube usar a cor certa dando um toque todo especial a peça mesmo sendo um modelo simples, o tornando bem diferenciado.




terça-feira, 20 de julho de 2010

Vestido Brega

Brega mas bota brega nisso!!

Trabalho primoroso, pontos lindos e uniformes, cores maravihosas, mas.....................muita poluição visual e informação demais em uma única peça.
Talvez se não tivesse esses babadinhos pronunciados com a cor preta, se fosse todo em branco com pequenos, mas pequenos e hiper super discretos detalhes no preto, poderia até ser, mas como se apresenta, para o meu conceito, parece mais uma fantasia do que um vestido.
Quanto mais olho, menos gosto.
O que sairia do modelo: flor / babadinhos / e todos os detalhes em preto.
O que ficaria do modelo: babado preto da saia e a fita preta que prende o babado da manga e nada mais.


segunda-feira, 19 de julho de 2010

Vestidos Crochet

Não diria elegante, talvez na cor marfin se tornaria uma peça chic mas mesmo assim ainda teria dúvidas, mas considero um trabalho delicado, de muita paciência, parece muito bem feito o trabalho em crochet.

Agora, este trabalho pela leveza da peça, movimento é mais que chic no meu conceito, também um trabalho delicado e demorado, e esta peça também parece estar muito bem feita.


Chic, delicado, primoroso!! Diria um crochet "alta costura".


Brega

Este modelinho é um belo exemplo para mim do Brega na arte do crochet, e acreditem, tem piores!!
Eu diria que é um Brega Vulgar de primeira grandeza.
Agora, o trabalho do crochet está muito bem feito sem dúvida.




Este modelo também considero Brega Vulgar, no meu entender as cores estão feias e mal colocadas e o modelo de muito mal gosto.
O trabalho do crochet achei bem feito.


domingo, 18 de julho de 2010

Cores Em Harmonia

Chic?
Não, o conhecimento da técnica, bom gosto e trabalho perfeito desta artista que brinca com as cores com extrema sofisticação, é mais do que simplesmente chic, é exuberante!
Reparem a mistura de tons e a harmonia entre eles.





Chic E Cores

Bem vou começar minhas considerações com o chic e as cores que eu realmente acho chiquérrimas ano após ano, não muda nunca, e qualquer peça confeccionada com fios nobres e nessas cores é sucesso, sinal de bom gosto e elegância.


cru com branco
preto com branco
Eu nunca consegui ver uma roupa nessas cores que não tivesse um ar de sobriedade e elegância.